Central de atendimento

  • 0800-052-6666
  • (43) 3032-6600

Perguntas frequentes

  • O que é empréstimo consignado?

    É uma modalidade de empréstimo em que o desconto da prestação é feito diretamente na folha de pagamento ou de benefício previdenciário do contratante.

    A consignação em folha de pagamento ou de benefício depende de autorização prévia e expressa do cliente à instituição financeira concedente do empréstimo.

  • Que cuidados devem ser tomados antes de se contratar um empréstimo?

    Alguns cuidados devem ser adotados sempre que se fizer qualquer operação bancária. Esses mesmos cuidados devem ser tomados antes da contratação de um empréstimo consignado:

     

    - Não se deve nunca fornecer o cartão magnético ou senha do banco a terceiros;

     

    - Não é prudente contratar empréstimos sem pesquisar as taxas de juros e condições oferecidas por outras instituições;

     

    - É fundamental saber se a instituição financeira está autorizada a funcionar pelo Banco Central e, no caso dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS, se a instituição está conveniada com o INSS;

     

    - Não se deve aceitar a intermediação de pessoas com promessas de acelerar o crédito;

     

    - O interessado em contratar um empréstimo consignado deve lembrar que esse tipo de operação representa dívidas que poderão afetar a administração da renda pessoal e familiar futura, em razão do comprometimento mensal dos benefícios com o pagamento do empréstimo.

  • Lei Estadual 19.061 - Dicas de segurança:

    Cuide bem de seus documentos:

     

    Seus dados pessoais são muito valiosos: evite informá-los para desconhecidos fora dos canais oficiais de relacionamento do banco. Fique atento para que ninguém tenha acesso a eles sem a sua autorização. Caso isso aconteça, registre boletim de ocorrência e comunique aos órgãos de proteção ao crédito (SPC e SERASA), assim você evita que alguém use seus dados indevidamente.

     

    Ler um contrato pode ser uma tarefa difícil e cansativa, mas assinar sem ler pode ocasionar problemas futuros. Leia sempre os documentos antes de assinar e caso precise de ajuda para compreender algum termo ou cláusula, peça ajuda a alguém de sua confiança.

     

    Acompanhe sempre sua conta e extrato do benefício, esteja atento a todas as movimentações e descontos.

     

    Ao contratar um crédito consignado, fique atento a alguns detalhes:

     

    Todos os valores relacionados ao crédito que deseja contratar devem ser previamente informados e estar inclusos nas parcelas mensais que serão pagas por você, portanto, nunca deposite ou transfira valores adicionais para contas de terceiros ou pague boletos que não reconhece a procedência. Em caso de dúvidas procure o banco.

     

    Se precisar de procurador para efetuar uma contratação, escolha alguém de sua total confiança; Lembre-se que ao assinar uma procuração, saiba que esta pessoa terá poderes para decidir por você.

     

    Senhas são pessoais e intransferíveis. Não forneça ou deixe-as anotadas em local de fácil acesso a terceiros.

     

    Essas dicas te ajudarão a evitar problemas e possíveis prejuízos, mas caso ainda precise de ajuda, procure o banco por meio de um canal de atendimento oficial.

  • Qual o limite de desconto da prestação na folha de pagamento (margem consignável)?

    Não há normativo editado pelo Banco Central ou pelo Conselho Monetário Nacional tratando de margem consignável, isto é, do valor máximo da remuneração recebida que pode ser comprometida com o empréstimo consignado.

    A Lei nº 13.172, de 21.10.2015, estabeleceu que o limite máximo de amortização de operações de crédito nos proventos e/ou benefícios dos servidores públicos federal, dos trabalhadores regidos pela CLT e dos aposentados do INSS, é de 35%, dos quais 5% exclusivamente para despesas e saques com cartão de crédito. Estados e Municípios podem fixar limites de descontos e retenções diferentes para seus servidores públicos.

  • Quem pode fazer o empréstimo consignado?

    Qualquer pessoa que tenha carteira assinada, aposentados e pensionistas (INSS), além de funcionários públicos federais, estaduais, municipais e também os militares (forças armadas).

  • O que é a CET ? Custo Efetivo Total do seu Empréstimo Consignado

    CET significa Custo Efetivo Total e foi criado pelo Conselho Monetário Nacional – CMN – Resolução 3.517, de 06.12.2007 – para que o consumidor conheça todos os custos de um empréstimo ou financiamento antes de fechar o contrato.

    O Custo Efetivo Total é um valor percentual e representa a soma dos custos cobrados na contratação de um empréstimo ou financiamento. São eles: taxa de juros, tributo (IOF), registros (despesas cartorárias e pagamento de serviços de terceiros no caso de financiamento de veículos).

    Ao simular o CET, o consumidor pode comparar as condições oferecidas pelos bancos e financeiras e escolher a melhor opção de crédito. Quanto menor o CET melhor!

  • Quais documentos são necessários para contratar o empréstimo consignado?

    O processo é relativamente simples, os documentos que são necessários para contratar o crédito consignado são: CPF, RG, Comprovante de Residência e Contra-Cheque atualizado.

    O Contra cheque é um dos mais importantes, pois o valor do seu empréstimo vai depender de qual é a sua margem de salário.

  • É necessário ser correntista do banco que vou realizar o empréstimo?

    Não. O usuário não precisa ter este tipo de vínculo com o banco a ser contratado.

  • Posso fazer mais de um empréstimo ao mesmo tempo?

    Essa dúvida é bastante comum. É possível desde que o valor da parcela não ultrapasse a margem consignável de 30% do valor do benefício.